O euro é a moeda oficial da União Europeia, ele foi desenvolvido como forma de ser uma unificação da economia da maioria deste continente, o que facilitou as transações econômicas e o comércio desses países.

A moeda é uma das mais caras de todo o mundo e ela possui uma cotação alta e aqui no Brasil. Acompanhe aqui qual o valor da cotação no dia de hoje, se houve variações de acordo com as notícias da economia nacional e internacional e fique por dentro.

€ 1,00 = 3.9411

Taxa de câmbio

Uma expressão bastante ouvida por quem lida com transações internacionais, essa é a variação e quanto a outra moeda está “valendo” em relação ao real. No caso, o valor dessa moeda internacional quando convertido em reais brasileiros.

As taxas de câmbio podem variar rapidamente, tudo isso influenciado pela economia interna e externa. É sempre indicado que caso você vá comprar uma outra moeda, faça a verificação de quanto ela está valendo no momento da compra, o valor oficial sempre é divulgado pelo Banco Central, o mesmo coligado que aparece aqui no nosso site.

Essa taxa de câmbio que é regida pelo Banco Central, geralmente é usada como marco nas atividades de venda e compra de determinada moeda. Por exemplo, se o valor do euro é de R$ 4, isso quer dizer que 1 euro é igual a 4 reais brasileiros.

Essa taxa de câmbio tem influência direta no comércio, para as pessoas que vão viajar, no turismo, na importação e exportação de produto e muito mais. Por isso quando a moeda se encontra “em baixa” é que é o melhor momento de compra.

Esse preço de determinada moeda varia de local para local, ou seja, é sempre bom que você faça a cotação em vários locais e casas de câmbio, muitas deles possuem maiores benefícios para os compradores.

A diferença das casas de câmbio podem variar de alguns centavos, portanto, mesmo que sejam centavos, é sempre bom dar aquela estudada antes de fechar negócio, você pode ganhar alguns centavos a mais no final das contas.

Qual a diferença entre euro comercial ou o euro turismo?

Na hora de fechar negócio, é preciso que você saiba que existe uma grande diferença entre o euro comercial e o euro turismo, um deles é usado para viagens e turismo, enquanto o outro é destinado para transações bancárias e comerciais.

O valor que você escuta nos meios de comunicação sempre é referente a moeda comercial, ela geralmente chega a ser 8% mais barata do que a moeda de turismo, o que acaba interferindo no dinheiro de quem precisa de determinado dinheiro para viajar.

Essa diferença é baseada no fato de que a moeda turismo geralmente é trocada no modo físico, o que necessita de um processo logístico e de manutenção, enquanto o comercial geralmente é feito de maneira virtual.

O Brasil vive no regime de câmbio flexível, anteriormente era feito com valores fixos em relação ao real. Porém hoje qualquer um consegue negociar a compra e venda das moedas, por isso é tão importante a pesquisa antes de finalizar a troca de dinheiro em casas de câmbio.

A compra e venda do euro

O euro pode ser comprado também em forma de comercial ou de turismo, por isso é preciso atenção na hora de efetuar determinada transação.

No caso comercial, ele geralmente é direcionado para empresas e seus procedimentos que envolvem uma maior quantidade de dinheiro. Enquanto o turismo é destinado para compra e venda em viagens de turismo e relacionados.

Essas transações envolvem diferentes quantidade de custos da administração do local, assim como custo financeiro, por isso é sempre aconselhado que você investigue onde está comprando e se não há locais oferecendo um valor mais em conta.

Onde comprar euro com segurança?

Se você quer comprar o seu euro com segurança, fique sabendo que ele pode ser adquirido em corretoras, casas de câmbio e também bancos. É sempre recomendado que você faça uma pesquisa entre os três para ver qual é a melhor compra.

As casas de câmbio possuem os valores mais flexíveis e possibilidades de negociação, especialmente de acordo com a variação de quantidade. Muitas vezes é necessário fazer uma compra de muito dinheiro, o que pode melhorar o processo de compra.

Lembre-se de que comprar Euro ilegalmente, isso é considerado crime. As taxas de conversão são muito melhores, porém há a grande possibilidade de cair em golpes, comprar notas falsas e perder assim muito dinheiro investido.

Vou ter que pagar impostos ao comprar/usar o Euro?

Toda vez que você comprar moedas estrangeiras, terá que arcar com o gasto adicional e também impostos. Você paga o valor de IOF – Imposto sobre Operações Financeira -, geralmente de 0,38% diante do valor total da transação.

É preciso que ao comprar moeda estrangeira, você pergunte ao vendedor quais os impostos estão cotados em cima do valor total, o que já foi incluído e taxas, desse modo não terá surpresas inesperadas.

O IOF só é colocado quando as transações são feitas por meio do cartão de crédito ou débito. Por isso é comum que as pessoas levem dinheiro vivo em viagens, desse modo sai mais barato a conversão.

Variação no valor do euro: como acontece?

O valor de compra do euro sofre com variações de acordo com a economia do país de compra e o país de origem da moeda.

Por exemplo, quando a economia do país está fraca ou desestabilizada, é bem comum que a moeda fique mais barata e acessível. Caso contrário, a moeda sobe e os valores de compra ficam mais altos.

Por isso é tão importante que você acompanhe a economia quando for realizar um negócio desse tipo, desse jeito fica mais fácil de economizar dinheiro.